FELIZ DIA DA MULHER!


A Equipa d' O Cantinho da Pip's deseja a todas as suas clientes Feliz dia da Mulher!

Algumas informações acerca da origem do dia Internacional da Mulher: "DIA INTERNACIONAL DA MULHER" No Dia 8 de março de 1857, as operárias de uma fábrica de tecidos da cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica numa tentativa de reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, a redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), e igualdade salarial com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho. A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Cerca de 130 tecelãs morreram carbonizadas, num acto totalmente grotesco.

A ideia de criar o Dia da Mulher surgiu no final do século XIX e início do século XX nos Estados Unidos e na Europa, no contexto das lutas femininas por melhores condições de vida e trabalho, e pelo direito de voto.

A 26 de agosto de 1910, durante a Segunda Conferência Internacional das Mulheres Socialistas em Copenhaga, a líder socialista alemã Clara Zetkin propôs a instituição de uma celebração anual das lutas pelos direitos das mulheres trabalhadoras. As celebrações do Dia Internacional da Mulher ocorreram a partir de 1909 em diferentes dias de fevereiro e março, a depender do país. A primeira celebração deu-se a 28 de fevereiro de 1909 nos Estados Unidos, seguida de manifestações e marchas em outros países europeus nos anos seguintes, usualmente durante a semana de comemorações da Comuna de Paris, no final de março. Na década de 1970, o ano de 1975 foi designado pela ONU como o Ano Internacional da Mulher e o dia 8 de março foi adotado como o Dia Internacional da Mulher pelas Nações Unidas, tendo como objetivo lembrar as conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres, independente de divisões nacionais, étnicas, linguísticas, culturais, econômicas ou políticas.

in:. https://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_Internacional_da_Mulher


0 visualização