April 28, 2019

April 29, 2018

February 10, 2018

Please reload

Posts Recentes
Posts Em Destaque

Plantas Tóxicas para Cães e Gatos

PLANTAS TÓXICAS PARA CÃES e GATOS

   Você já se perguntou quais são as plantas tóxicas para cães/gatos?
Imagine que você monta um jardim ou espalha plantas pela casa. Apesar de serem lindas, uma boa parte delas podem ser tóxicas para o seu cão/gato, prejudicá-lo e mesmo levá-lo à morte. Quando for passear o seu cão, tenha em consideração os locais onde o passeia e o tipo de flora existente, e tenha especial atenção para que não coma nada.  

   No geral, o seu peludo vai ficar longe das plantas tóxicas. Mas, às vezes, por curiosidade (em especial filhotes) ou se se sentirem aborrecidos, eles acabam por mordiscar e comer partes da planta. Em caso de intoxicação, os primeiros sinais costumam aparecer logo nas horas seguintes e, em alguns casos, podem durar dias.

   Por isso, antes de trazer uma planta nova para casa, pesquise bem acerca da mesma, se ela é venenosa e se poderá apresentar algum risco à saúde do seu companheiro. Se você já possui alguma e só descobriu depois que ela é tóxica, não precisa se desfazer dela. Uma opção é mantê-la fora do alcance do seu patudo, seja num lugar mais alto ou num ambiente em que o cachorro não consiga entrar, ou seja, impedir o acesso à planta, ou, oferecer a outra pessoa que não tenha animais.


INTOXICAÇÃO POR PLANTAS TÓXICAS PARA CÃES/GATOS:
O QUE FAZER?


   O melhor a fazer quando o cachorro/gato tem contato com plantas tóxicas é limpar a boca dele com água corrente, mas, cuidado para não fazer ele engolir resíduos e não afogar o cão/gato! Assim, retira quaisquer resquícios da planta, seiva ou espículas que permaneceram. Não provoque o vômito e não lhe dê nada para comer ou beber, nem mesmo água. Em seguida, procure imediatamente um veterinário e não se esqueça de levar uma amostra ou uma foto da planta que o intoxicou. É fundamental que ele saiba qual foi ingerida para poder escolher o melhor tratamento. Para ajudar a prevenir separamos uma lista com algumas das plantas tóxicas para cães/gatos mais comuns em casas, apartamentos e jardins.

VEJA QUAIS SÃO AS PLANTAS TÓXICAS PARA CÃES:

   As principais plantas tóxicas para cães são Antúrio, Comigo-ninguém-pode, Jarro ou Copo-de-leite, Costela de adão, Espada de são jorge, jiboia, Azaleia, Espirradeira, Begônia, Aloe Vera, Bico-de-papagaio, Coroa de cristo, Dama da noite, Hibisco, Hortênsia, Feto e Tulipa.

Mas atenção: se você não encontrou a que procurava nesta seleção, isso não significa que ela não possa ser tóxica para cães/gatos pois existem mais de 700 plantas potencialmente tóxicas para os animais de estimação e que, se ingeridas, podem provocar desde reações ligeiras como uma náusea ou diarreia passageira, a coma e morte.


Links:

https://love.doghero.com.br/saude/plantas-toxicas-para-caes/
https://anossavida.pt/artigos/80-plantas-toxicas-para-animais-estimacao
http://odonocuida.pt/plantas-toxicas-para-caes-e-gatos/


Exemplo de plantas tóxicas para cães e gatos:
 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga
Procurar por tags
Please reload

Arquivo
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Contactos:

Directora Clínica
Dra. Cátia Gregório

 

Telefone: 261 094 937
Telemóvel: 918811366

        Email: ocantinhodapips@yahoo.com 


 Morada: Avenida Dr. Francisco Sá Carneiro Pavilhão X Lote 12 Núcleo empresarial de Mafra (NEM),
2640-486 Mafra, Portugal


(Junto ao McDonald's de Mafra)

Edited by: Joana Ferreira 2018