April 28, 2019

April 29, 2018

February 10, 2018

Please reload

Posts Recentes
Posts Em Destaque

VERMES DO CORAÇÃO E PULMÃO : O que deve saber?

VERME DO PULMÃO
Angiodtrongylus vasorum
O QUE É?
É um nemátodo pulmonar pouco conhecido mas cada vez mais diagnosticado. Pode causar uma doença potencialmente mortal denominada angiostrongilose.

 



COMO SE TRANSMITE?
Transmite-se através da ingestão de lesmas, caracóis e ocasionalmente também pelas rãs infetadas com este parasita.

COMO SE DETETA?
Os sinais de angiostrongilose incluem: problemas respiratórios, tosse ou prostração. O animal também pode apresentar problemas de coagulação sanguínea que provocam sangramento excessivo em pequenas feridas, hemorragias nasais, oculares e anemia. Outros sinais são alterações de comportamento, convulsões, perda de peso, perda de apetite, vómitos e diarreia.


VERME DO CORAÇÃO
O QUE É A DIROFILARIOSE?
É uma doença parasitária grave que pode afetar cães, gatos e animais exóticos como os furões. É provocada pelo verme redondo Dirofilaria immitis que é transmitido (na forma de microfilárias) pela picada de determinados tipos de mosquitos.
Esta doença também é conhecida por doença do verme do coração, porque os vermes adultos alojam-se nesse órgão, onde se alimentam e reproduzem.

 

A DIROFILARIOSE EXISTE EM PORTUGAL?
Em determinadas zonas de Portugal a incidência desta doença é bastante elevada. A desigualdade entre zonas deve-se às diferenças geográficas e climatéricas que favorecem (ou não) o desenvolvimento dos mosquitos transmissores.
As mudanças climatéricas dos últimos anos parecem permitir uma maior expansão dos mosquitos, contribuindo para a sua proliferação (temperatura média anual mais elevada). A facilidade e frequência com que nos deslocamos com os nossos animais de companhia, pode também ajudar à disseminação da doença (animais portadores).

 

 

QUE PROBLEMAS PODEM AS MICROFILÁRIAS CAUSAR AOS CÃES E AOS GATOS?
As formas larvares do parasita presentes debaixo da pele (transmitidas por um mosquito infetado), não provocam sintomas, mas quando se transformam em adultos, podem obstruir artérias e causar insuficiência cardíaca.

É TRANSMISSÍVEL AO HOMEM?
Esta doença pode afetar o Homem, no entanto é pouco frequente. A transmissão não é feita de forma direta dos animais de companhia ao Homem.

COMO SE CONTAGIAM OS CÃES E GATOS?
1. Os animais infetam-se quando um mosquito com larvas infetantes os pica, depositando larvas na pele juntamente com a saliva.
2. As larvas sob a pele desenvolvem-se e depois migram através das veias para o coração, onde se transformam em adultos.
3. No coração os vermes adultos reproduzem-se dando origem a novas larvas que viajam pelo sangue, sendo ocasionalmente ingeridas por um mosquito durante uma refeição de sangue, que poderá assim infetar outro animal na sua próxima refeição.

Um cão, gato ou furão infetado representa um perigo potencial para outros animais.

O QUE SE PODE FAZER?
A melhor proteção contra estas doenças é a prevenção. Para tal deve proceder-se à aplicação regular de medicamentos antiparasitários que evitem que as larvas (microfilárias) transmitidas pelos mosquitos se desenvolvam até à forma de adultos.

Actualmente existem diversos produtos adequados para esse fim e que devem ser administrados mensalmente, durante a época dos mosquitos.

Se viaja com o seu animal de companhia para zonas endémicas de dirofilariose, é recomendado iniciar a administração do medicamento um mês antes da viagem e até um mês depois do regresso a casa.
Simultaneamente pode tomar medidas para evitar as picadas dos mosquitos (ex: uso de repelentes ou evitar sair com os animais ao anoitecer, evitar zonas de águas estagnadas).

Utilize o serviço Grátis de Aviso de Desparasitação da Bayer:

Registe-se em www.livredeparasitas.com

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga
Procurar por tags
Please reload

Arquivo
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Contactos:

Directora Clínica
Dra. Cátia Gregório

 

Telefone: 261 094 937
Telemóvel: 918811366

        Email: ocantinhodapips@yahoo.com 


 Morada: Avenida Dr. Francisco Sá Carneiro Pavilhão X Lote 12 Núcleo empresarial de Mafra (NEM),
2640-486 Mafra, Portugal


(Junto ao McDonald's de Mafra)

Edited by: Joana Ferreira 2018